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Maioria dos clientes acredita que as empresas tratam o atendimento ao consumidor como algo secundário. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Preparem-se para se assustarem, pois de acordo com um recente relatório da Zendesk, acredite ou não, 54% dos clientes acreditam que as empresas tratam o atendimento ao cliente como algo secundário.

Essa estatística deve ser um alerta para todos os profissionais que desejam prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. É hora de abrir os olhos e agir.

Ao longo dos meus artigos, tenho enfatizado constantemente a importância de atender às expectativas dos consumidores. Eles não apenas esperam, mas exigem um atendimento resolutivo e individualizado. Os clientes de hoje querem sentir que suas necessidades são atendidas de forma eficiente e compreensiva e é exatamente isso que as empresas devem proporcionar.

Numero 1 em atendimento ao cliente

Para superar e se destacar, é essencial que as empresas invistam em recursos e treinamentos para criar uma cultura centrada no cliente. É preciso entender que 50% da percepção da experiência do consumidor está diretamente relacionada ao atendimento.

Portanto, priorizar essa área é fundamental para obter resultados positivos, como o aumento da satisfação e retenção, além de impulsionar o crescimento sustentável do negócio.

Chegou o momento de colocarmos os clientes em primeiro lugar e proporcionar um atendimento excepcional em todas as interações e pontos de contato. Não podemos mais adiar essa mudança de mentalidade. Cada um deles é valioso e cada interação é uma oportunidade de causar um impacto positivo.

Devemos investir em estratégias que permitam compreender as necessidades individuais de cada consumidor, oferecer soluções eficientes e superar suas expectativas. O objetivo é criar uma experiência memorável, que faça com que os clientes se sintam valorizados e ouvidos.

Não podemos mais tratar o atendimento como algo secundário. É hora de elevar o padrão e estabelecer uma nova cultura organizacional que valorize a excelência em atendimento. As empresas que colocarem os clientes em primeiro lugar e se comprometerem com a entrega de uma experiência excepcional serão as que se destacarão em um mercado cada vez mais competitivo.

A importância do atendimento ao cliente vai além de satisfazer as necessidades imediatas. Trata-se de construir relacionamentos sólidos, gerar lealdade e criar defensores da marca. Os consumidores satisfeitos não apenas retornam, mas também recomendam a empresa para amigos e familiares, contribuindo para o crescimento orgânico do negócio.

Nós profissionais, alta liderança, Gestores e Empreendedores precisamos refletir sobre essa estatística e tomar medidas imediatas para colocar os clientes em primeiro lugar. Vamos investir em treinamentos, desenvolver habilidades e adotar uma abordagem centrada no cliente em todas as áreas da empresa. O momento de mudar é agora.

Podemos criar uma nova era de atendimento, onde o respeito, a empatia e a resolutividade são os pilares fundamentais. Vamos fazer a diferença na vida dos nossos clientes, proporcionando a eles um atendimento excepcional em cada interação. O futuro do seu negócio depende disso.

 

* Gisele Paula é CEO do Instituto Cliente Feliz e a maior voz de Experiência do Cliente do Brasil. Uma das 100 empreendedoras de maior impacto na América Latina pela Bloomberg Línea ela coordena a transformação de negócios para que prosperem através da felicidade de seus clientes. Empreendedora, Palestrante, Mãe e Mulher, co-Fundou o Reclame Aqui, a maior plataforma latina de soluções de conflitos entre empresas e consumidores e é a autora do livro “Cliente Feliz Dá Lucro”.

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