Instituto Cliente Feliz

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É fundamental proporcionar uma experiência positiva e personalizada para seu cliente B2B (Imagem: Pixabay/StartupStockPhotos)

É hora de mudar a forma como você enxerga as vendas B2B. Não subestime a importância de proporcionar uma boa experiência para seus clientes, mesmo quando se trata de negócios entre empresas.

De acordo com a pesquisa “The New B2B Buyer Experience” da Showpad, os compradores buscam representantes de vendas que compreendam suas necessidades e ofereçam soluções eficazes. Duas das qualidades mais valorizadas por eles são: a capacidade de informar sobre o produto/serviço e oferecer suporte adequado para solucionar seus problemas.

Lembre-se, empresas não negociam com empresas, pessoas negociam com pessoas. Portanto, é fundamental proporcionar uma experiência positiva e personalizada para seu cliente B2B.

Comece conhecendo seu cliente

Esta dica pode parecer óbvia, mas ainda é importante destacá-la. Conhecer bem o seu cliente é crucial para que você possa personalizar a experiência de vendas para ele, independentemente se for B2B ou B2C.

Usar uma plataforma de CRM para obter dados sobre o comportamento do cliente é o primeiro passo para atender às suas expectativas e oferecer a melhor experiência possível ao cliente B2C.

O conhecimento profundo sobre seus clientes é essencial tanto na abordagem inicial quanto no relacionamento a ser construído, para que a venda possa ser realizada com sucesso e para que o cliente, como representante da empresa, saia satisfeito, contribuindo para o sucesso do negócio como um todo.

Esteja ao lado do cliente, como um verdadeiro parceiro

Ao lidar com clientes B2B, é esperado que as vendas sejam maiores, já que as empresas precisam de recursos em grande quantidade. Por isso, é crucial entender a importância de atuar como um verdadeiro parceiro do seu cliente e oferecer uma experiência satisfatória.

Mas isso não se aplica somente ao B2B. Todos os clientes merecem ser tratados como parceiros, independentemente de serem B2B ou B2C. Afinal, clientes felizes trazem lucro para a empresa. Lembre-se de que o objetivo é proporcionar experiências, não apenas realizar vendas.

* Gisele Paula é CEO do Instituto Cliente Feliz e a maior voz de Experiência do Cliente do Brasil. Uma das 100 empreendedoras de maior impacto na América Latina pela Bloomberg Línea ela coordena a transformação de negócios para que prosperem através da felicidade de seus clientes. Empreendedora, Palestrante, Mãe e Mulher, co-Fundou o Reclame Aqui, a maior plataforma latina de soluções de conflitos entre empresas e consumidores e é a autora do livro “Cliente Feliz Dá Lucro”.

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